7 CORTES DE CABELO NO CONGO
90 min. | Português - Francês - Lingala | Brasil, 2022
São sete cortes. Sete experiências de exilio. A República Democrática do Congo e o Brasil se reencontram com sua História em comum no Calijah, um pequeno salão de beleza no subúrbio carioca especializado em cortes afro. É de lá que Fernando “Pablo” Mupapa, o dono do salão e protagonista, acalenta e constrói seu sonho da revolução anti-imperialista junto à sua comunidade. São narrativas diretamente do coração da África e que tem muito a ensinar sobre os poderes que dominam o mundo contemporâneo. É arte, não é arte, é panfleto, e volta a ser arte.
EQUIPE
Direção: Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi
Produção: Isabel Joffily
Roteiro: Isabel Joffily e Pedro Rossi
Montagem e Fotografia: Pedro Rossi
"Com diálogos assertivos que apresentam um panorama histórico do continente, o resultado só poderia ser um: chamar o povo à luta."
(Paula Hong, Vertentes do Cinema)
"É raro encontrar tal equilíbrio no posicionamento da direção, entre a aproximação invasiva e o distanciamento voyeurista. Mas esta é a mesma disposição que Pedro Rossi havia estabelecido com precisão em Caminho de Volta (2015); e repete neste caso."
(Bruno Carmelo, Meio Amargo)
"Estamos diante de mais uma produção capaz de ir além, de ampliar o alvo de público. Envolve a plateia com objetivos alcançados com louvor: inicia a jornada pelo neocolonialismo e termina com minutos finais bem incisivos sobre reparação histórica."
(Jorge Cruz Jr., Apostila de Cinema)