RUBENS GERCHMAN:
O REI DO MAU GOSTO
77 min. | Português/ Espanhol | Brasil, 2022
Um país não é construído apenas com indústrias, ferrovias e um plano econômico. Um país se constrói também com imagens. O artista plástico Rubens Gerchman compreendeu isso muito bem e criou uma série de ícones e cenas que falam da realidade brasileira, fazendo da nossa precariedade um valor.
Compreendido entre os anos de 1963 e 1978, o documentário O Rei do Mau Gosto retrata a criação artística e a atuação política de uma geração que soube criar imagens daquele Brasil que se tornava urbano e experimentava os mais duros anos da sua vida política.
EQUIPE
Direção: Pedro Rossi
Produção: Isabel Joffily
Roteiro: Bianca Oliveira, Isabel Joffily e Pedro Rossi
Fotografia: Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi
Montagem: Bianca Oliveira e Pedro Rossi
DISPONÍVEL EM:
”Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto realiza um trabalho louvável com a reunião de seu material de arquivo; (...) Mas, mais produtivo que elogiar a reunião do material (ou o conteúdo que nele reside) é exaltar a maneira como ele se embaralha na montagem. Eis o retrato não apenas de um Rubens Gerchman, mas do espírito do seu tempo.
(Pedro Mesquita, Vertentes do Cinema)
"Em cerca de apenas 1h15 de duração, o filme traz um retrato cru e inspirador sobre a produção nacional. Sendo assim, podemos dizer que o Rei do Mau Gosto criado em memória de Gerchman é essencialmente sobre uma memória coletiva de todos nós."
(Giovana Nacca, Artequeacontece)
"Sem deixar de ser uma exaltação ao personagem título, falecido em 2008, Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto evita a armadilha fatal de ser uma hagiografia de Gerchman ao estabelecer conexões entre fatos ocorridos em julho de 1978 e a conjuntura política do país a partir de 2017."
(Eduardo Escorel, Revista Piauí)