top of page

SOLDADO ESTRANGEIRO

86 min.   |   Português, Inglês, Francês, Hebraico   |   Brasil, 2019

O filme acompanha brasileiros que se encontram engajados em exércitos regulares ou em forças mercenárias de outros países. Nosso país não vive sob uma guerra declarada mas vários dos seus jovens fazem a opção de lutar no exterior. O que será que está envolvido nestas motivações? Entender as contradições inerentes a essa escolha, sem julgamento de valor, não é tarefa simples mas é, sem dúvida, uma forma de sentir o Brasil contemporâneo.

EQUIPE
 
Direção e roteiro: José Joffily e Pedro Rossi
Produção: Isabel Joffily

Fotografia: Pedro Rossi
Montagem: Jordana Berg

 

DISPONÍVEL EM:

GLOBOPLAY.png
FOREIGN SOLDIER TRAILER
Reproduzir vídeo

"Soldado Estrangeiro evita psicologismo rasteiro e maniqueísmo. (...) Joffily e Rossi acertam mais uma vez ao optar por uma câmera que só observa, sem interferir diretamente na ação."

(Naief Haddad, Folha de São Paulo)
 

SOLDADO_ESTRANGEIRO_CRIS_SUAREZjpg.jpg

"O documentário privilegia a noção de processo, de experiência. Os diretores José Joffily e Pedro Rossi fazem o que pouquíssimos cineastas fariam (...) O projeto ainda surpreende pela coesão estética: é impressionante a fluidez da montagem, a semelhança dos enquadramentos ao longo dos três segmentos em países distintos. "

(Bruno Carmelo, Adoro Cinema)

"Fazendo um documentário sóbrio, porém contundente, em que os pesos dos combates gradativamente são tidos como algo intrínseco à vivência no exército, sobretudo nos de países metidos em contendas internacionais, José Joffily e Pedro Rossi logram êxito ao cerzir histórias singulares a partir das suas semelhanças." 

(Marcelo Müller, Papo de Cinema)

bottom of page